Porque terceirizar a cobrança?
Terceirizar a cobrança não significa que sua empresa falhou ao oferecer crédito para os clientes. Afinal, existem muitos motivos que podem levar alguém a contrair uma dívida.
A empresa de cobrança funciona como um braço do departamento financeiro de sua empresa. Os profissionais passam por treinamento, o que garante a adoção das melhores práticas com mais inteligência na argumentação e nas negociações.
Desse modo, conseguem resolver as questões em pouco tempo, pois sabem como realizar uma abordagem com o foco na efetividade gerando resultados positivos.
Quando você delega a negociação de dívidas a quem entende do assunto, as chances de retorno são muito maiores. Assim, a inadimplência diminui e o seu negócio volta a operar no azul.
A seguir, entenda como uma empresa de cobranças pode ajudar sua empresa a manter o equilíbrio financeiro.
Cuidados e etapas importantes ao se fazer uma cobrança:
O papel da empresa terceirizada é fazer a ponte entre credor e devedor, com o objetivo de estabelecer a conciliação entre as partes. Esse processo começa pela chamada cobrança amigável.
Trata-se de um lembrete extrajudicial. No caso, pode ser uma mensagem SMS enviada, informando que existem débitos em aberto. Se a dívida foi contraída por mera desatenção ou esquecimento do pagador, o mesmo pode saldar a pendência sem necessidade de enfrentar vias administrativas ou judiciais. Nesse momento, a abordagem deve ser discreta. Isso porque, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a cobrança não deve expor o sujeito ao ridículo, nem render ameaças ou coações. Companhias que adotam esse tipo de postura podem, inclusive, levar processo por danos morais.
Feito o contato, passa-se, então, à etapa da negociação propriamente dita. A ideia é compreender os motivos que levaram à inadimplência. Não se deve gerar um conflito, mas, sim, solucionar um problema. Costumam-se apresentar alternativas ao consumidor, como possíveis descontos ou o reparcelamento dos pagamentos.
Apenas em último caso se parte para a cobrança judicial, onde são feitas pesquisas de bens através do corpo jurídico da empresa terceirizada objetivando a possibilidade de penhora dos mesmos para a execução da dívida por exemplo, trazendo resultados positivos.
Nunca é demais lembrar que uma operação comercial só sobrevive quando a receita é maior que as despesas.
Conte com a terceirização de cobranças para manter sua empresa financeiramente saudável. Entre em contato com a GSX Cobranças e saiba mais detalhes sobre o serviço.
Este artigo foi útil para você? Deixe um comentário!