Motivos para não contratar uma equipe de cobrança temporária

Motivos para não contratar uma equipe de cobrança temporária

Os períodos de crise vêm e vão, de modo que os índices de inadimplência em um negócio podem oscilar bastante. Nesse cenário, contratar uma equipe de cobrança temporária parece a solução mais viável para muitos empreendedores. Afinal, o investimento nessa área só se justifica nas épocas em que há muitos clientes com títulos em atraso.

Pois a estratégia, embora mais barata num primeiro momento, acaba sendo contraproducente para a empresa. Hoje vamos explicar por que a equipe temporária pode ser uma ameaça à sua saúde financeira. São três motivos que causam grande impacto no andamento das operações.

3 razões para não contratar uma equipe de cobrança temporária

Recuperação de crédito não é trabalho para o departamento financeiro, muito menos para o setor de vendas. Existem boas práticas específicas, que demandam conhecimento técnico e especialização dos colaboradores.

Como nem toda firma possui uma equipe designada para cobranças, o trabalho costuma ser terceirizado a temporários. Eis as desvantagens:

1. Os custos são variáveis

A contratação de serviços por demanda costuma ser imprevisível. Num mês, você tem um custo X. No período seguinte, as despesas triplicam.

Essa gangorra monetária compromete o planejamento financeiro de seu empreendimento. Talvez você tenha um gasto muito acima do previsto, o que deixará seu caixa no vermelho. Essa situação dificulta investimentos futuros e pode, inclusive, fazer com que você não tenha dinheiro para honrar pagamentos.

Imagine que situação constrangedora: chamar uma equipe para cobrar devedores, mas, no fim das contas, tornar-se inadimplente. Uma reviravolta amarga para a história, não?

2. A rotatividade de profissionais é muito grande

Com uma equipe temporária, você não tem muito poder de escolha em relação aos colaboradores. Os profissionais contratados serão os que estiverem disponíveis na ocasião. Assim, a chance de rotatividade de pessoal é elevada.

Essa peculiaridade se torna um problema, uma vez que cada empresa possui rotinas de trabalho particulares. O próprio ciclo de cobrança varia de acordo com o segmento de atuação.

Nesse contexto, leva-se um tempo até que todo mundo pegue o ritmo do serviço e entenda os procedimentos internos. Quando o nível de produtividade finalmente se torna aceitável, a equipe vai embora. Mais adiante, novas pessoas assumirão a tarefa e todo o processo de adaptação recomeçará do zero.

3. Dados sigilosos podem cair em mãos erradas

Não bastasse o retrabalho, também existe um risco de segurança nas operações. É que a cobrança de valores lida com informações delicadas, como a situação bancária dos devedores. Também é de praxe estudar cláusulas contratuais e negociar acordos sigilosos.

Não dá para confiar esses dados a qualquer pessoa. A questão é que, com profissionais temporários, os documentos circulam entre muito mais gente. Como saber se todos são, de fato, competentes e idôneos?

Assessoria de cobrança é alternativa à equipe temporária

Se você enfrenta situações de inadimplência em seu negócio, deve contar com ajuda especializada. Uma assessoria de cobrança oferece atendimento individualizado e contínuo. Dessa forma, é possível encontrar as melhores alternativas para a recuperação de crédito sem incorrer nas desvantagens de uma equipe temporária.

Quer saber mais? Então leia nosso artigo sobre por que terceirizar a cobrança de débitos. Com a parceria certa, seu empreendimento tem tudo para prosperar ainda mais.

Obrigado pela companhia. Até a próxima!

© 2021 GSX – Recuperação de Crédito