GSX participa do Mais Caminhos, projeto que oferece oportunidade a jovens

GSX participa do Mais Caminhos, projeto que oferece oportunidade a jovens

O programa Mais Caminhos foi tema de reportagem do site GaúchaZH no último dia 23 de julho. O projeto, uma iniciativa da Câmara Americana de Comércio em Porto Alegre (Amcham), oferece orientação vocacional gratuita para jovens em situação de vulnerabilidade social.

O estudante Matheus Dias Medeiros aparece em destaque na imagem de abertura da matéria. Ele teve a mentoria do empresário Thierry Castro, proprietário da GSX Cobranças, que também está na foto. Após ter concluído sua participação no programa, Matheus foi contratado pela empresa, passando a atuar como menor aprendiz na nossa área de TI.

Como funciona o Mais Caminhos

Criado em 2017, o Mais Caminhos já está em sua quinta edição. O projeto é realizado em parceria com entidades como a Fundação Pão dos Pobres e o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee). O objetivo é oferecer cursos gratuitos para meninos e meninas entre 15 e 21 anos.

A Amcham Porto Alegre aceita a participação de empresários, que trabalham de maneira voluntária como mentores dos alunos.  As duplas têm seis encontros presenciais, ao longo de dois meses, nos quais conversam por cerca de uma hora. Durante o bate-papo, os jovens recebem orientações sobre o mercado de trabalho, além de trocar experiências de vida com os executivos.

Até o momento, 100 estudantes e 100 empresários passaram pelo Mais Caminhos. De acordo com o superintendente regional da Amcham Porto Alegre, Marcelo Rodrigues, existe uma meta de aumentar esse número para 500 alunos e 500 empresários a cada nova edição, a começar em 2019.

“Queríamos contribuir para o futuro do Estado por meio do empreendedorismo, olhando para a sociedade e não deixando nenhum talento para trás. Então, propusemos aos executivos associados que eles transferissem a própria experiência aos que, provavelmente, não teriam esta oportunidade de conexão para inovar. E está dando muito certo!”, explica Marcelo, em depoimento à repórter Aline Custódio.

Participação da GSX Cobranças no Mais Caminhos

Como mencionamos no início do post, a GSX Cobranças também faz parte dessa iniciativa. A reportagem de GaúchaZH conta a história do nosso menor aprendiz Matheus. Estudante do Ensino Médio, ele tem 15 anos e mora no bairro Sarandi, na Zona Norte de Porto Alegre.

Matheus integrou a quarta turma do Mais Caminhos. Ao término das sessões de mentoria, já estava contratado!

Na matéria, o empresário Thierry Castro conta como foi a experiência com o pupilo: “Mostrei a ele exemplos de histórias de líderes que passaram por cima das adversidades para ter sucesso. Trabalhamos desde resiliência até como escrever um e-mail e se portar no ambiente corporativo. Acredito que o Matheus é um jovem que só precisava de uma oportunidade, pois é muito esforçado”.

E o próprio Matheus complementa: “Estou muito feliz. Tenho metas ali na frente que quero alcançar. Por exemplo, fazer uma faculdade na área de informática e ampliar meus contatos com o mundo. O Mais Caminhos foi só o começo de um futuro promissor”.

Alguém dúvida que o rapaz vai longe? Parabéns a todos os envolvidos neste importante projeto. Que venham as próximas edições!

© 2022 GSX – Recuperação de Crédito