Como criar e qual a importância de uma régua de cobrança eficiente

Como criar e qual a importância de uma régua de cobrança eficiente

A hora da cobrança é um momento extremamente delicado entre o inadimplente e a assessoria de cobrança. E em tempos de crise, a inadimplência aumentando significativamente as empresas precisam ser mais proativas inteligentemente e necessitam de maior planejamento para receber e entregar resultados interessantes ao seu parceiro.

Por que isso é importante?

Isso garante que a assessoria tenha uma conduta padrão e que ela seja a mais amistosa possível e eficiente, trazendo resultados positivos com expertise.

O que é exatamente uma régua de cobrança?

Nada mais é do que uma padronização do modelo de cobrança implementado pela assessoria. É uma espécie de manual a ser seguido pela equipe na hora de solicitar os pagamentos dos inadimplentes.

Mas como funciona a régua de cobrança de uma empresa de cobrança?

Organização das dívidas

Os inadimplentes são registrados em um sistema que facilita a sua classificação. As dívidas são divididas por faixa de valor, área de negócios e faixa de atraso.

É importante organizar as dívidas para estabelecer padrões diferentes de acionamento e abordagem para cada uma delas. A cobrança por exemplo de uma pendência com atraso de 30 dias deve usar um método diferente de outra com atrasos maiores.

Criação de estratégias para acionar os inadimplentes

Existem várias formas de entrar em contato com os devedores. É possível enviar um e-mail ou SMS informando ao mesmo que há um pagamento em aberto.

Temos sistemas que permitem envio automatizado e em larga escala de e-mails e lembretes de pendências.

O contato telefônico é um segundo passo, mas com todo cuidado para não ser extremamente constrangedor para o cliente.

Negociação e acordos

A régua de cobrança deve permitir margens de negociação de dívidas. Isso evita que a decisão seja tomada sem um parâmetro, e não de forma aleatória de quando e quanto desconto conceder para regularizar os pagamentos.

Quer saber mais? Então entre em contato com a GSX Cobranças e seja nosso parceiro! Aproveite, também, para deixar um comentário com sua opinião sobre o artigo de hoje.

© 2022 GSX – Recuperação de Crédito